segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nabo Bola de Neve

Descrição: O Nabo é uma planta herbácea, bienal cultivada como anual, com sistema radicular aprumado, carnudo, que pode assumir diversas formas consoante as cultivares, podendo a raiz, ter coloração uniforme ou bicolor, sendo o branco e o roxo as cores mais vulgares. As folhas dos Nabos são de cor verde médio a escuro, rugosas, ásperas, pubescentes e dispostas em roseta durante a fase vegetativa do ciclo. As flores são amarelas, agrupadas numa haste floral. A espécie possui polinização alogâmica. O fruto dos nabos é uma síliqua. O ciclo cultural tem a duração de cerca de 40 a 60 dias na Primavera e Verão e 90 a 100 dias no Inverno.

Sementeira: Em geral, as sementes de Nabos cultivam-se em local definitivo desde meados da Primavera até meados do Outono. Em Portugal e em todo o Hemisfério Norte nos meses de Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro, para os nabos temporões, os que aparecem antes de tempo, ou nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, para os nabos serôdios ou tardios. Espaçamento entre plantas de cerca de 10 a 25 cm e nas entelinhas de 30 a 40 cm.
Crescimento: Médio/rápido.
Luz: Requer boa luminosidade.
Solos: Os nabos preferem solos de textura média, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água durante a fase de crescimento. O pH óptimo para cultura de nabos situa-se entre 6,5 a 7,0.
Temperatura/Humidade: Cultura que prefere climas frescos e húmidos. Em regiões ou épocas do ano quentes e secas, a produtividade é reduzida e a qualidade das raízes é afectada. As temperaturas óptimas situam-se entre os 15 a 20 Cº.
Resistência: Suporta geadas ligeiras.
Rega: O Nabo é muito exigente em água, principalmente na fase de engrossamento das raízes.
Adubação: Aplicar adubo para hortícolas no equilibrio de 1:1:1,5. Pode-se aplicar azoto, metade em fundo na forma de sulfato de amónio e metade em cobertura na forma nitroamoniacal, fósforo e potássio aplicar em fundo. O nabo é uma cultura muito sensível á carência de boro. Esta carência manifesta-se pelo aparecimento de uma necrose na raiz designada por coração pardo.
Pragas e Doenças: A áltica, a mosca da couve, as larvas de noctuídeos, o míldio, a podridão cinzenta e alternariose, a potra, a falsa potra, vírus do mosaico e o vírus da beterraba são as principais doenças do nab

Sem comentários: