segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alho Porro ( Alho Françês )

Descrição: Planta herbácea, bienal, cultivada como anual. As folhas e o sistema radicular têm origem no caule que é um disco basal. As folhas têm um limbo plano, inserção alterna, com nervura central bem marcada, são produzidas no disco e possuem cerca de 40 a 70 cm de altura. A bainha das folhas forma um fuste ou pseudocaule, de estrutura cilíndrica. O escapo floral é cilindríco, com cerca de 1 m de altura. A inflorescência do Alho Porro é uma umbela constituída por flores com uma corola campanulada de cor rosa ou esbranquiçada.
Sementeira: Os Alhos Porro semeiam-se de preferência em alfobre desde o final do Inverno a meados da Primavera.
Crescimento: Médio.
Transplantação: Quando oportuno ou quando a planta possui entre 15 a 20 cm de altura, normalmente cerca de 2 meses após a sementeira. Compasso de 10x50 cm.
Solos: Profundos, frescos, ricos em matéria orgânica, bem drenados.
Temperatura: Prefere climas amenos, temperados e húmidos. Temperaturas óptimas entre os 13 Cº a 24 Cº.
Resistência: Alguma tolerância á geada.

Rega: Frequente. Muito importante para uma boa produção e de qualidade.
Adubação: Adubar o solo com composto orgânico bem compostado cerca de 3-5 meses antes ou incorporar estrume no solo. Adubar com adubo com alto teor de azoto mas aplicar de forma fraccionada ao longo do crescimento da planta. Aplicar também magnésio e fósforo mas em quantidades menores.

Pragas e Doenças: Ácaros, afídeos, alfinetes, mosca da cebola, traça, tripes, nemátodos, ferrugem, míldio, podridão branca, botrytis.

Sem comentários: